SEBRAE RJ

Âncoras

São quatro as âncoras da economia fluminense atendidos pelo Programa Rio Oportunidades de Negócios: Compras Governamentais, Eventos e Negócios Internacionais, Grandes Empreendimentos e Região Portuária Cidade do Rio. Uma vez cadastrado, o empreendedor tem à disposição a ferramenta ideal para vislumbrar e aproveitar as oportunidades do mercado, tomando decisões certas e ágeis.

  1. Imagem para Compras Governamentais

    Compras Governamentais

    A âncora Compras Governamentais aborda informações sobre como fornecer produtos e serviços para a administração pública e como os gestores públicos podem utilizar seu poder de compras como ferramenta de fomento ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais e regionais. São disponibilizadas informações sobre legislação; modalidades de compras e licitações; orientações de como se cadastrar como fornecedor; análise de redução de riscos antes de participar das licitações; benefícios concedidos às empresas de pequeno porte nas contratações com os órgãos e entidades públicas; orientação para emissão de certidões que confirmam a capacidade e regularidade dos pequenos negócios; divulgação de oportunidades em licitações; casos de sucesso de gestores públicos que utilizam as licitações no desenvolvimento local e de empresários que tem as licitações como mais uma oportunidade de negócio; além de notícias e assuntos relevantes no âmbito das compras governamentais.

    São apresentadas ações do Programa Compras Mais 2 – Programa de Compras Governamentais do Estado do Rio de Janeiro 2ª edição, uma parceria do Sebrae/RJ, através da Gerência de Políticas Públicas, com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), e apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RJ (EMATER) e do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), cujo objetivo é fortalecer e promover um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios e agricultores familiares fluminenses por meio do uso do poder de compras do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

    Nesse sentido, são produzidos e disseminados conteúdos específicos para os gestores públicos preparados com o objetivo de apoiar a implementação dos benefícios previstos no capítulo V – Do Acesso aos Mercados da Lei Complementar Federal n. 123/06 e suas alterações nos processos de contratação, além de estimular o uso do portal como meio de divulgação dos editais de compras com foco no agricultor familiar, microempreendedor individual, micro empresas, empresas de pequeno porte e cooperativas equiparadas (pequenos negócios).

    Os empresários terão a possibilidade de consultar o calendário com os eventos mais importantes, ter acesso a cartilhas, manuais e vídeos orientadores, além de poder consultar a editais das três esferas governamentais: federal, estadual e municipal, tanto do Estado do Rio de Janeiro quanto de outros estados.

    Veja todos os produtos
  2. Imagem para Grandes Empreendimentos

    Grandes Empreendimentos

    Para contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, o Sebrae adotou a metodologia de encadeamento produtivo, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas. A finalidade é adequar as micro e pequenas empresas aos requisitos das grandes, para facilitar os negócios entre elas. A âncora Grandes Empreendimentos aborda a metodologia de encadeamento produtivo como principal ativo de relacionamento para os pequenos negócios, por meio de estratégias cooperativas de longo prazo que sejam mutuamente atraentes.

    Nessa âncora será demonstrado como atender os requisitos para fornecer para as grandes empresas; como a pequena empresa precisa elevar a qualidade de seus produtos e serviços para se tornar fornecedora de uma grande empresa; o crescimento das empresas locais por meio da metodologia de encadeamento produtivo e os benefícios para o desenvolvimento territorial; o aumento da competitividade, da cooperação, da inovação tecnológica e de gestão das empresas; notícias sobre investimentos privados, parceiras público-privadas (PPP), demandas das grandes corporações; como fazer para participar dos processos de compras de médios e grandes empreendimentos e fornecer para os mesmos.

    No calendário será possível consultar os principais eventos relativos a essa área. Também serão apresentados casos de empresas que conseguiram alavancar o negócio e se tornar mais competitivas no mercado, por meio da metodologia de encadeamento produtivo.

    Veja todos os produtos
  3. Imagem para Eventos e Negócios Internacionais

    Eventos e Negócios Internacionais

    A valorização do setor de eventos mostra que essa atividade tem cada vez mais importância para a promoção de uma região. Os eventos movimentam valores monetários consideráveis, assim como ajudam a alavancar setores como turismo, gastronomia, economia criativa e o comércio local.

    A Âncora Eventos e Negócios Internacionais tem como objetivo apresentar para as micro e pequenas empresas as oportunidades geradas por grandes eventos nacionais e internacionais e como podem ser aproveitadas para a realização de negócios, uma vez que são demandados muitos produtos e serviços, envolvendo a realização dos mesmos (infraestrutura, montagem, divulgação, execução), além das oportunidades geradas pelo fluxo de turistas no âmbito da gastronomia, cultura, turismo, hotelaria, entretenimento, entre outros.

    Os empresários terão acesso aos editais de compras de órgãos públicos e a divulgação das demandas de empresas privadas para a realização de eventos que ocorrerão prioritariamente Estado do Rio de Janeiro (Réveillon, Carnaval, shows, festivais, feiras, exposições, eventos esportivos, entre outros), além de conteúdos exclusivos para as pequenas empresas se prepararem para as oportunidades que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e seus legados irão proporcionar.

    Eventos e Negócios Internacionais apresentará também os novos acordos comerciais internacionais, e o surgimento de novos cenários de relações comerciais que podem fortalecer a base exportadora brasileira, com ênfase para as empresas fluminenses, em especial àquelas compostas por pequenos negócios. Serão veiculadas informações estratégicas sobre programas de internacionalização de empresas, rodadas de negócios com parceiros internacionais, missões empresariais/comerciais, instrumentos de apoio ao exportador e ações práticas que tenham por objetivo alavancar novas oportunidades de negócios no mercado internacional.

    Nessa âncora serão veiculadas notícias relevantes, publicados relatórios de inteligência, agenda com os principais eventos, além de casos de sucesso de empresas que se capacitaram para atender às demandas e exigências desses mercados.

    Veja todos os produtos
  4. Imagem para Região Portuária Cidade do Rio

    Região Portuária Cidade do Rio

    A Região Portuária da Cidade do Rio vem passando por profundas transformações que estão sendo realizadas para o renascimento do local. Vale ressaltar que um dos principais reflexos esperados com a requalificação portuária é tornar a região uma referência econômica, cultural e social na Cidade do Rio de Janeiro, o que proporcionará maior circulação de pessoas.

    Frente a essas mudanças - modernização da infraestrutura, mobilidade urbana, instalação de equipamentos (teleférico, museus e centros culturais), valorização do patrimônio cultural e arquitetônico, construção de grandes empreendimentos comerciais e residenciais -, o Sebrae/RJ, por meio do Projeto Sebrae no Porto e Economia Urbana, apoia o fortalecimento dos empreendimentos de pequeno porte localizados na região. O apoio também chega para quem deseja empreender, por meio de orientações para que os empresários possam olhar estrategicamente para a região e desenvolver seus negócios.

    Nessa âncora, empreendedores, empresários e potenciais empresários terão informações sobre as oportunidades da Região Portuária, relatórios sobre o cronograma das obras e a taxa de ocupação dos bairros que contemplam a região: Saúde, Gamboa, Santo Cristo e parte do Centro (trecho entre a Presidente Vargas, Rio Branco, Senador Pompeu, Central do Brasil e Praça Mauá).

    Serão disponibilizadas notícias variadas e oportunidades no âmbito cultural, social e comercial, além de casos de sucesso de empreendedores que utilizaram informações estratégicas e estruturadas para basear a tomada de decisões. Dessa forma, eles conseguiram superar as dificuldades e aproveitar de forma eficaz as novas oportunidades que surgiram com a revitalização da região.

    Veja todos os produtos